O Lider Cristão - RÁDIO PALAVRA VIVA FM

Rádio palavra viva fm: 24 horas de louvores a Deus!!!
Ir para o conteúdo
                                               
               

             

               O LÍDER CRISTÃO
                              Pr. Dr. Edimar Ribeiro
O Êxito de um Líder Cristão está fundamentalmente ligado ao seu caráter.   Ele lidera pessoas a quem deve ensinar a verdade. E por quem deve trabalhar para promover o crescimento e o bem-estar espiritual. É necessário que os atos do líder sejam transparentes aos liderados. O mesmo deve demostrar um elevado grau de piedade, sinceridade e santidade. Assim ensina o Apostolo Paulo na sua 2ª carta a Timóteo, Tm. 2.15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
N atualidade se ouve mais o contrário do acima mencionado, infelizmente, esta frase a respeito de certos lideres é comum: “O que faz fala tão alto, que não me deixa ouvir o que dizes”.

O exemplo de um líder cristão, fala mais alto que todos seus sermões, estudos e escritos.
O exemplo de origens deve ser seguido: “Como ensina assim vive, e como vive assim ensina”.

Algumas recomendações Bíblicas para o líder cristão, ele deve ser:
a) irrepreensível, temperante, sensato, ordeiro, cordato:
1 ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.2 convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6 não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
7 convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.  (1Tm 3.1-7).
b) Não arrogante, irascível nem violento: Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
(Tt 1.7).
c) deve ser justo e piedoso: Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
(Tt 1.8).
d) Ser o modelo dos seus liderados: SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.
(1 Co 11.1). O Líder precisa ter em se as seguintes virtudes:
(Fp 3.14).

1. Empatia. Um líder é capaz de ver as coisas do ponto-de-vista de outras pessoas. Ele procura entender como outras pessoas se sentem. A Bíblia expressa essa ideia através daquilo que denominamos de regra áurea, ensinada por Jesus: “O QUE QUERES FAÇAS PRIMEIROS”. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também (Lc 6.31). A empatia é essencial ao serviço cristão e, por conseguinte a liderança cristã.

2. Concretização de Alvo Proposto. Um bom líder é capaz de estabelecer alvos, esforçar-se até torná-los realidade. O líder cristão estabelece alvos para si e para o seu grupo, dentro do propósito de Deus. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

3. Competência. Um líder é alguém que faz bem o seu trabalho. Ele é possuidor das habilidades necessárias para a concretização de seu propósito. Ele está apto a orientar e ajudar outras pessoas, que o segue. A Bíblia traz muitas instruções em relação ao líder cristão. O Apostolo Pedro em sua segunda epistola, capitulo 1 versículos 5-10 ensina: 5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 8 porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.   

4. Estabilidade Emocional. O Líder conserva-se frio. Quando necessário. Mostra ser uma pessoa razoável, confiante e sempre animado. Não fica encolerizado facilmente, não se deixa desencorajar atoa. Sabe reagir de maneira pacífica e graciosa quando tudo parece difícil. Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR. (Sl 27.14); Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.(Ef 4.32);  Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. 2 Tm 4.5;    Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
(1 Pe 4.8).

5. Participação em Grupo. Todo bom líder tem um forte senso de fazer parte de um grupo. Tem consciência de interesse comum, e aprecia trabalhar em conjunto com outras pessoas. Para um líder evangélico, isso representa o relacionamento em um corpo, o que é explicado em 1 Co 12.12, Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
O líder não faz o trabalho só, ele incentiva e é motivado pelo grupo, que lidera. 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
(Ef 4.3-6).

6. Capacidade de Compartilhar da Liderança. Todo bom líder trabalha bem ao lado de outros líderes. É capaz de aceitar a posição de líder intermediário, seguindo a outros com lealdade e respeito. Ele pode nomear líderes auxiliares, confiando aos mesmos o controle de determinadas tarefas. A ênfase nesta característica recai sobre a humildade, e respeito a outras. E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez. (Ex 18.25).
O líder deve ter elevada consideração para com os outros. Portanto, é preciso respeitar os dons e chamadas de outrem. Somos instruídos a sujeitar uns aos outros... Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. (Ef 5.21);   E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
(Fp 4.3);  2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 3 Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,4 Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;(1Ts 1.2-4).



7. Consistente e Digno de Confiança. O Líder mostra-se consistente e outras pessoas podem depender dele. Ele comunica de forma honesta e clara, sobre o que espera do seu grupo, o incentiva para que cada membro, se mantenha atuando de conformidade com os planos. O bom líder não pode ser vacilante ora sim, ora não. Ele é apto para o trabalho...o que olha para trás, (não) é apto para o reino de Deus. (Lc 9.62). O Líder cristão vocacionado é firme, inabalável e sempre constante na obra do Senhor. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
(1 Co 15.58).

Conclui-se que o Líder cristão tem a responsabilidade de exercer a sua liderança, conduzir os liderados com o compromisso de orientá-los a uma vida conformado o ensino de Cristo, cinte de que recebeu uma vocação especial, para tanto é imprescindível a observância do texto sagrado que assim dispõe: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Tm 4.16). Assim deve viver o Líder cristão.

________________
EDIMAR RIBEIRO
Graduado em Filosofia; Formado em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus, Bacharel em Teologia Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-Graduado em Ciência da Religião e em Teologia, Psicanálise, Bacharel em Direito pela Unifai/PUC. Pós-Graduado em Direito Imobiliário, Direito e Processo Civil, ADVOGADO, Professor, Escritor, Obras publicadas: Coleção Formação Teológica 12 Volumes, adotada no Brasil e nos Estados Unidos, Outros Livros: A Era de Aquário..., Preparando Para Pregar..., Justificados Pela Fé..., O Segredo do Amor, Evangelismo uma Ordem de Jesus. É conferencista, Ministro do Evangelho AD Ipiranga Sade - São Paulo - Capital.
© 2.014 - 2.020  Limeira Info
 © 2.014 - 2.019  Limeira Info
Voltar para o conteúdo